Gestão de Projetos

Filipe FigueiredoSenior Consultant - Bright Partners

Como Avalia o Sucesso dos Seus Projetos?

Os projetos são executados porque se espera que entreguem benefícios para as organizaçõesEstes benefícios podem ser financeiros (por exemplo redução de custos ou aumento de receitas), não financeiros (por exemplo aumento da notoriedadeaumento da satisfação dos colaboradores, ou cumprimento de requisitos legais). 

Contudo, o simples fato de se esperar que um projeto entregue determinado benefício, não é garantia que isso aconteça. Para além das inúmeras razões que contribuem para o sucesso ou insucesso de um projeto, há uma questão que se impõe: será que estamos a avaliar da melhor forma se um determinado projeto foi bem-sucedido? 

 

Sucesso: do resultado do projeto ou da gestão de projetos? 

Para avaliar o sucesso de um projeto, é importante começar por referir que sucesso do resultado do projeto (produto ou serviço) sucesso da gestão do projeto são diferentes dimensões a partir do qual o sucesso pode ser avaliado. 

sucesso da gestão do projeto é avaliado na perspetiva dos constrangimentos inicialmente definidos: simplificando, se o projeto entrega o âmbito previsto, com a qualidade esperada, dentro do tempo e do custo planeados, então podemos concluir que o gestor de projeto foi bem-sucedido na sua missão. 

Por outro lado, o sucesso do resultado do projeto é avaliado na perspetiva da entrega dos benefícios prometidos pelo business case. 

Apesar de dimensões diferentes, não podemos de forma alguma dissociar as duas dimensões, quer estejamos analisar o tema na perspetiva do gestor de projeto, quer estejamos a analisar na perspetiva do patrocinador/investidor de um projeto. 

 

A Ópera de Sydney é um exemplo paradigmático na explicação destas duas dimensões. Na perspetiva de gestão de projeto, este projeto foi um desastre (com uma derrapagem no orçamento de 95 M$ AUS e uma derrapagem no prazo de 10 anos). Contudo, na perspetiva do sucesso do resultado, a avaliação é positiva. A Ópera de Sydney é hoje um símbolo mundial da cidade e da Austrália e recebe anualmente milhões de visitantes. 

Maturidade para a gestão de projetos e a avaliação do sucesso. 

Na minha opinião, há uma relação direta entre o nível de maturidade da organização para a gestão de projetos e a forma como avaliamos o sucesso de um determinado projeto. Ou seja, quanto maior maturidade, mais abrangentes serão as dimensões de análise do sucesso 

Se a maturidade da organização para a gestão de projetos for menor, então podemos afirmar que há uma tendência para analisar o sucesso apenas numa das perspetivas (sucesso do resultado do projeto ou sucesso da gestão do projeto) 

Também se verifica que quando uma organização analisa as duas dimensões, analisa-as de forma isolada – por exemplo, o gestor do projeto (ou o PMO, caso exista) avalia o sucesso na perspetiva da gestão de projetos e as áreas de negócio avaliam o sucesso na perspetiva do resultado do projeto, sem nunca correlacionarem resultados. 

Do meu ponto de vista, podemos afirmar que a organização tem maior maturidade para a gestão de projetosquando as duas dimensões são analisadas de forma integrada 

 

Organizações mais maduras, tendem a revisitar os benefícios esperados do projeto, durante a execução do projeto. Istoporque o contexto mudaaumenta a qualidade e fiabilidade da informação disponível e, portanto, faz todo o sentido revisitar aquela que é a expetativa de benefícios do projeto. 

 

É ainda um sinal de maturidade, quando a organização analisa as causas pelas quais não se consegue ser bem-sucedido, no só ao nível da gestão de projetos, mas também ao nível dos resultados do projeto. Esta análise é particularmente importante, porque permite à organização incorporar essas aprendizagens em projetos futuros. 

Apesar de ser positivo avaliar o sucesso do projeto de forma integrada, há outras dimensões que vão para além do que falamos e que irão sem dúvida alguma acrescentar valor à organização. 

 

A sustentabilidade como dimensão de avaliação do sucesso. 

Considerando o contexto em que vivemos, não podemos deixar de analisar o sucesso numa perspetiva da sustentabilidade. Podemos considerar que o projeto foi um sucesso na perspetiva da sustentabilidadese tivermos em consideração questões como: 

  • Utilização de práticas e materiais sustentáveis (por exemplo, em projetos de construção, na utilização de materiais de construção provenientes da região onde o projeto é executadoou na utilização de materiais reutilizados); 
  • Ter em consideração o impacto do projeto no meio ambiente em que o projeto foi executado, implementado medidas de compensação ambiental; 
  • O projeto garantiu que durante a sua execução, que as pessoas envolvidas não foram discriminadas ao nível das oportunidades (mas não só) face à sua etnia, género, orientação sexual ou religião; 
  • Ou, os colaboradores envolvidos no projeto desenvolveram competências que podem aplicar em projetos futuros. 

 

Estas são alguntópicos que permitem analisar o sucesso do projeto na perspetiva da sustentabilidade. Contudo, cada projeto e cada organização estará enquadrada num determinado contextocontexto esse que nos levará a ter em consideração outros aspetos. 

 

E você? Como é que determina se o seu projeto foi um sucesso? 

Leia também

Fale Connosco Fale Connosco