Gestão de Benefícios

Assegure-se que os seus projetos estão a entregar os benefícios prometidos

Este serviço consiste na criação das metodologias que permitem identificar os benefícios de cada uma das suas iniciativas, o seu planeamento, monitorização e a sua realização. A gestão de benefícios acompanha o ciclo de vida dos investimentos que começam numa ideia, que é vertida num business case, que por sua vez é selecionado de entre outros business cases, é executado através de um projeto que entrega um conjunto de resultados que, uma vez em exploração, vão finalmente gerar os benefícios prometidos no início.

3 principais benefícios deste serviço:

  • Assegurar que os projetos entregam os benefícios prometidos – a missão do gestor moderno de projetos já não se resume a entregar os resultados do seu projeto, mas assegurar que os benefícios prometidos no business case são atingidos (porque no limite o business case será ajustado à realidade, sujeitando o projeto a um novo go – no go). Uma metodologia de gestão de benefícios responsabiliza e envolve todas as partes na concretização do business case antes, durante e após o projeto.
  • Melhorar os critérios de seleção dos projetos (futuros) – promessas irreais levam a decisões erradas, como escolher um projeto em detrimento de outros, que acaba por não concretizar os benefícios prometidos. Uma metodologia de gestão de benefícios não impede totalmente este tipo de situações mas, através da incorporação das lições, permite afinar os critérios de seleção e educar os stakeholders para fazerem cada vez melhor.
  • Responsabilizar os promotores dos projetos – uma metodologia de gestão de benefícios evidencia as responsabilidades dos diversos stakeholders durante o ciclo de vida do projeto e do seu produto.

A entrega de benefícios é a razão pela qual as organizações executam projetos estratégicos ou operacionais.

A nossa prática de gestão de benefícios destina-se a organizações com maiores níveis de maturidade para a gestão de projetos, que pretendem ir mais longe no aumento da eficácia das suas decisões.

Veja também

Diga-nos o que podemos fazer pela sua empresa

Fale Connosco Fale Connosco