People – Change – Results

Realizar os benefícios das suas estratégias depende das pessoas alterarem a forma como trabalham! É tão simples quanto isto. A Gestão da Mudança é uma abordagem estruturada para promover essas transições individuais.
O resultado final dos projetos, durante e após a sua execução, é supostamente transformador de comportamentos e hábitos, mas a qualidade dos resultados não é suficiente para os promover. Por bons que sejam os resultados planeados e os benefícios a atingir, é sempre de esperar que as pessoas impactadas por uma mudança ofereçam resistência durante o processo de transformação e que resistam à sua adoção após a conclusão.

A nossa Prática para gerir mudança e maximizar o desempenho das organizações assenta no referencial do PROSCI® que desenvolve soluções para edificar competências individuais e capacidades organizacionais baseadas em 20 anos de investigação.

Os nossos serviços de consultoria em Gestão da Mudança consistem na adaptação da metodologia do PROSCI® e na sua integração com as práticas de gestão dos seus projetos waterfall, ágeis ou híbridas.

Resultam na montagem dos processos de transformação organizacional (cobrindo as 5 atividades da gestão da mudança: Comunicação, Patrocínios, Coaching,
Formação, Gestão da resistência à mudança) e na transformação de comportamentos individuais (percorrendo o percurso ADKAR – Awareness, Desire, Knowledge, Ability, Reinforcement).

Os 3 principais benefícios deste serviço:

  • Maior velocidade de adoção – o retorno sobre o investimento (ROI) num projeto, é fortemente impactado pela velocidade de adoção da nova solução ou serviço resultante dos seus projetos. Um atraso de adoção, atrasa o cash flow do projeto.
  • Maior abrangência na adoção – de igual modo, o ROI é afetado se apenas uma parte do universo esperado adotar o novo produto ou serviço que resulta de cada projeto. Assegurar a abrangência da adoção é maximizar o retorno
  • Maior proficiência – tal como os anteriores benefícios, a proficiência na utilização do novo produto ou serviço é determinante para assegurar um bom retorno sobre o investimento no projeto.
  • Melhore o ROI dos seus projetos, promovendo uma adoção mais rápida, abrangente e proficiente dos respetivos resultados.

Os nossos serviços visam precisamente a sincronização da mudança dos comportamentos dos indivíduos, com a mudança física que resulta dos projetos.

 

O benchmark anual do Prosci ® evidencia os efeitos positivos nos projetos que resultam da sincronização destas práticas.
Como se pode ver na figura ao lado, existe uma correlação direta e forte entre a eficácia das práticas de gestão da mudança e o cumprimento da totalidade dos objetivos dos projetos.

96% dos inquiridos no estudo, que declararam que os seus projetos cumpriram integralmente os objetivos a que se propunham, tinham um nível excelente em práticas de gestão da mudança.

O mesmo estudo revela que 81% dos inquiridos que declaram que os seus projetos cumpriram os orçamentos e 72% dos que cumpriram prazos, tinham igualmente níveis de excelência na gestão da mudança.

Mas ao longo dos últimos 8 estudos, a eficácia dos patrocínios é a razão #1 para o sucesso dos projetos, seguido de #2 uma abordagem estruturada de gestão da mudança e #3 orçamento e equipa dedicada à gestão da mudança.

Por outro lado, por ordem de importância os principais obstáculos são os seguintes:
1. Patrocínio da mudança ineficaz
2. Resistência à mudança por parte dos colaboradores
3. Recursos insuficientes para a gestão da mudança
4. Separação entre a gestão de projetos e gestão da mudança
5. Resistência por parte das chefias intermédias

O estudo revela ainda que 58% dos patrocinadores não sabem, ou sabem muito pouco, sobre como desempenhar o seu papel na gestão da mudança.
É, pois, necessário ajustar as metodologias e modelos de governo dos programas e projetos para aumentar o desempenho dos projetos, dotando os PMOs da capacidade para introduzir as boas práticas de gestão da mudança desde o momento zero dos projetos.